Artesanato em Decoupage

Se você não sabe o que fazer com seus objetos velhos e também não quer se desapegar, fique tranquilo! A decoupage pode ser a solução perfeita para recuperar e dar todo um toque especial em seus objetos, seja ele usado ou não.

Neste tipo de artesanato você pode abusar de toda sua criatividade e fazer uma renda extra, sem precisar gastar muito e sem  tomar muito do seu tempo. Faça seus “mimos” e impressione seus amigos com uma super e personalizada decoração em sua casa.

O que é Decoupage?

O decoupage é uma técnica simples de revestir superfícies com materiais diferentes, dando um toque artístico e delicado ao objeto.

É uma arte que surgiu na frança. É considerada popular por ter sido utilizada por pessoas que não podiam pagar um profissional para fazer a decoração de suas casas.

Nessa arte, podemos fazer a utilização de vários tipos de papéis como jornais, revistas, adesivos etc., bem como, tecidos e tintas para tecidos. Todo tipo de material que puder cobrir uma superfície de forma uniforme e incrustada, dando beleza artística e um perfeito acabamento a um objeto comum. É uma arte simples e ecologicamente sustentável.

No entanto, apesar da praticidade da técnica, é exigido uma maior atenção durante a aplicação, pois qualquer erro estraga todo o material. Por isso, se você quiser começar a trabalhar com esta técnica, seja bastante paciente.

como fazer decoupage?

A decoupage é uma arte que não tem segredo, basicamente, você escolhe o objeto que quer revestir e começa a colar os recortes de papel ou qualquer outro material, sobre a peça. Para finalizar, passa algumas camadas de cola, ou qualquer outro material que estiver usando para fixar o outro material. Você cobrirá todo o objeto com cola e em seguida aplicará o segundo material, de forma que fique bem esticado e sem ar, e finalizará passando outras camadas de cola.

Você pode começar revestindo uma caixinha ou um recipiente de vidro com papéis decorados, próprios para decoupage ou até utilizar tecido. Mas lembre-se, tudo depende da superfície e do material que for utilizar. Por exemplo, se você for usar papel para cobrir uma caixinha com  mesmo material, utilizará então cola branca, mas se for uma superfície mais difícil como o vidro, terá que usar colas específicas, como silicone, adesivo de contato, adesivo uv de alta resistência entre outros.

Outra dica importante é trabalhar sempre com uma margem de segurança, se você está iniciando do zero e não tem muita técnica com revestimento e colagem, é aconselhável sempre comprar um pouco a mais do material que for revestir um objeto, dessa forma se algo der errado, você poderá ajeitar ou refazer tudo de novo.

Materiais para fazer decoupage

Como já mencionamos, os materiais sempre dependerão da superfície e do material que se quer revestir. Mas existem materiais essenciais que não podem deixar de faltar no seu espaço de confecção como:

  • Tesoura
  • Vários tipos de papel
  • Vários tipos de cola
  • Tintas de tecido
  • Jogo de pincéis

O que é possível fazer com decoupage?

Há inúmeras possibilidades no artesanato decoupage, você pode utilizar toda sua criatividade para decorar objetos. Para ter ajudar a ter algumas ideias, tome como base esses exemplos abaixo:

  • Caixinhas decoradas com papel
  • Caixinhas decoradas com guardanapo
  • Garrafas de vidro decoradas com papel e tinta de tecido
  • Latinhas decoradas com tinta de tecido ou papel.
  • Louças decoradas com tintas de tecido ou papel
  • Móveis decorados com papel, tecido ou tintas.
  • Quadros decorados com papel, tintas, tecidos e espelhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *