Artesanato em Feltro

Se você ama artesanato e decorações delicadas e coloridas, você precisa conhecer o artesanato em feltro.

Nesse tipo de artesanato, você poderá criar diversas peças como chaveiros de corujinhas, bonecas, almofadas, tapetinhos para canecas, lindas capas para celular, carteiras, mascaras de dormir, estojos entre outros.

O melhor de utilizar o feltro para a fabricação de artesanato, é que seus materiais são sempre muito acessíveis quanto a custo, além de serem muito rápido e simples de aprender.

O que é artesanato em feltro?

O feltro antigamente, era um tecido produzido com pelos de animais em um método chamado de calandragem. No entanto, a matéria prima foi substituída por uma fibra sintética, que é compactada até formar o feltro, inclusive, esse tipo de tecido não necessita de lavagem, tem um bom custo benefício e pode ser uma boa fonte de renda extra.

Como fazer artesanato em feltro?

Para começar a fazer o artesanato em feltro, é preciso comprar alguns materiais para moldá-lo e enfeitá-lo. Veja a lista abaixo:

  • Tesouras
  • papel para molde
  • agulhas
  • acrilon (enchimento)
  • linhas
  • restos de tecidos
  • botões
  • miçangas
  • Feltros variados

Tudo que você puder usar para deixar o seu objeto com a sua personalidade será bem útil .

Tendo seu material em mãos, você já pode começar a fazer seu primeiro trabalho, mas lembre-se, que no artesanato em feltro, se trabalha com os dois lados de tecido para formar o objeto, por isto, ao escolher o molde do objeto que deseja fazer, você deve cortar as duas partes iguais pra cada pedaço de peça que for criar.

Para fazer o molde, desenhe no papel de molde o formato desejado das peças que compõe o objeto.

Feito todos os cortes necessários, separe os pares de peças do objeto, e em seguida costure peça por peça.

Para essa costura utiliza-se a técnica do desponto, que basicamente, é juntar as peças iguais e costurar de forma uniforme as margens da peça, ou seja,  junte os cortes iguais de tecido e una as margens costurando as bordas cerca de 1cm, saindo com a agulha de dentro para fora e deixando um espaço aberto para encher a peça com o acrilon. Lembre-se de não ultrapassar essa linha invisível que será tracejada, pois em seguida você colocará o enchimento. Após encher sua peça, feche a costura.

 O que é possível fazer em feltro

Se você tem bastante criatividade, vai poder utilizar o artesanato em feltro para fazer diversificadas ideias de artesanato.

Você pode decorar a casa, fazer lembrancinhas de festas, etc., e o melhor de tudo, pode ganhar dinheiro fazendo as transformações de pano em arte.

Veja algumas possibilidades e use sua criatividade do jeito que você quiser.

Você pode fazer:

Artesanato em feltro para cozinha, como por exemplo:  Porta pano de prato, Ímã de geladeira, Luva térmica, Avental, Jogo americano, Peso de porta, Relógio, Galinhas etc.

Artesanato em feltro para Bebê como: Plaquinha de porta Sapatinho, Bonecas, Bichinhos, Móbile e muito mais!

Outras Ideias Criativas: Chaveiro, Flores, Almofadas, Guirlandas, Kit banheiro. Use sua criatividade e mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *