Patchwork

Você se identifica com peças únicas, com mistura de materiais e cores? Então você vai gostar muito de conhecer a técnica do Patchwork!

Desde muito tempo, montar formas geométricas, mesclar e criar peças exclusivas com tecidos agrada e muito na decoração de ambientes, e podemos encontrar almofadas, mantas de sofá e tapetes com combinações incríveis, tudo isso é patchwork, mas não para por ai!

O que é patchwork?

O patchwork são pedaços de tecidos costurados que formam formas e desenhos, ele é feito em três camadas para que o efeito seja de volume e também durabilidade, na parte final, o acabamento é com quilt, aqueles pespontos evidentes que dão ainda mais charme para as peças.

O mais legal de tudo é que não existe nenhuma regra para trabalhar com patchwork é uma técnica democrática, pois:

  • Você poderá seguir sua cartela de cores e estampas;
  • Utilizar os mais diversos tipos de tecidos para Patchwork;
  • Poderá aplicar patchwork onde desejar;

Exatamente, a técnica fica magnífica em almofadas, mantas, cobre-leito, mas painéis inteiros com patchwork chamam a atenção de qualquer um. E nas roupas então! Qualquer camiseta deixa de ser uma simples peça e passa a ser diferencial na composição do look.

Você já viu patchwork em objetos? Acredite capas de agendas, porta cadernos, pendentes, bolsas, potes e até mesmo um colar com detalhes ficam muito diferentes e elevam o bom gosto.

Como fazer Patchwork?

Antes de tudo providencie seu kit básico para Patchwork, não se preocupe os itens são acessíveis e cabem em qualquer bolso e também é encontrado facilmente, em lojas físicas ou virtuais, você vai precisar de:

  • Cortador circular, para cortar os tecidos;
  • Base de corte, que é o aparelho onde você irá colocar o tecido para cortar;
  • Régua para utilizar em Patchwork, que é um pouco diferente de uma régua normal, pois tem várias marcas importantes para você seguir.

Sim você vai precisar também de lápis, linhas, tesoura, alfinetes e é claro máquina de costura.

Normalmente o patchwork utiliza a primeira camada que serve de base, onde os retalhos são costurados e logo em seguida um enchimento leve, mais específico para almofadas e peças que deseja obter volume, e na base a peça de tecido inteiro que serve de forro.

Em síntese os passos consistem em escolher o tipo de desenho que deseja produzir, a seguir:

  • Prepare os tecidos;
  • Corte dos tecidos;
  • Monte o desenho;
  • Alinhave, costure e faça o acabamento.

Quais os tecidos para Patchwork?

Lembre-se você vai precisar de tecido para forro, que deverá ser uma peça maior, sem emendas, entre os mais recomendados estão o percal, algodão cru e tricoline.

Quando as peças a serem produzidas por Patchwork forem mais pesadas, tipo bolsa ou tapetes longos experimente usar tecidos mais encorpados como jeans usados, lona, veludo e outros.

  • Para os retalhos que vão dar forma a técnica, prefira os de algodão, mas se desejar reutilizar sobras, experimente!

Atenção! Todos os tecidos devem ser laváveis e que não soltem tinta ou encolham, para não correr risco de danificar seu trabalho final.

Entregue-se ao mundo do artesanato criativo com patchwork você ganha de muitas formas:

  • Como terapia para mandar o estresse embora;
  • Ganhar confeccionando peças criativas ou mesmo customizando roupas e comercializando em bazares, entre amigos e vizinhos;

Ou mesmo para presentear quem gosta e redecorar sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *